Pular para o conteúdo principal

RISCO REPUTACIONAL

[RISCO REPUTACIONAL]

Como identificar situações que possam levar empresas à perdas

São inúmeros os casos na mídia que demonstram impactos na vida de consumidores e usuários de serviços diversos. Aquele banco que cobrou uma tarifa indevida, a loja que não entregou um produto ou aquela grande empresa que gerou um impacto ambiental gigantesco.

Em maior ou menor grau, as empresas enfrentam no seu dia a dia riscos reputacionais que podem se originar de situações diversas. Tais riscos trazem impactos também de tamanho diverso à empresa, porém, geram desconforto e descredito dos clientes ou perdas financeiras de grande vulto, podendo implicar no encerramento das atividades.

Mas como minimizar esses impactos?

Antes de tudo, é necessário mapear quais produtos e serviços são oferecidos para seu público. Com isso é possível identificar quão crítico eles são, observando situações que possam afetar esse público.

Outro ponto é a relação dos seus processos com os publico em geral, ou seja, a comunidade é afetada pelos seus processos operacionais, ainda que não constem como seus clientes? Se isso acontece, avalie que riscos a comunidade está exposta em função de seus processos. Atue diretamente com as lideranças locais e prefeituras no sentido de prever mecanismos de remediação se algo acontecer de errado. Inclua-os em seus planos de contingência.

Sua empresa de relaciona com terceiros que podem ter processos deficientes? Neste caso, avalie o estabelecimento de diligências operacionais e clausulas contratuais que permitam acionar a empresa prestadora de serviços por situações que estejam fora de seu controle, com possibilidade de encerramento contratual imediato.

Bom, são inúmeras as situações que podem expor uma empresa à riscos reputacionais. Urge identificar as situações que podem levar à materialização do risco e tomar ações de remediação para evitar que ocorram.

Não feche os olhos para a reputação da sua empresa!

Janny Ribeiro Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas que apostaram na sustentabilidade foram menos impactadas pela crise

Em estudo feito pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) em parceria com a Coppead, em presas que adotaram as práticas de sustentabilidade sofreram menos impacto do que as que não fizeram. Para 54% dos entrevistados a agenda da sustentabilidade ajudou as empresas a enfrentarem os efeitos da crise, tendo como principal motivo as práticas de engajamento de stakeholders, interna e externamente, tendo em vista a maior transparência das decisões e pela credibilidade gerada pela postura de diálogo. A transparência e a consequente credibilidade advinda desta prática, faz com os stakeholders acreditem nos projetos e invistam positivamente na empresa. O desafio pós-crise é determinar a integração dos procesos produtivos de forma que as práticas de sustentabilidade faça parte de toda a cadeia produtiva, iniciando nos fornecedores e terminando na pós-venda. Este é um assunto ainda espinhoso e com poucos pontos determinístico no que tange o real benefício pra cada empresa, ma

Algumas boas idéias para mudar o mundo

Eu escolhi algumas pra mostrar, mas são 30 as que foram mostradas na reportagem. Vale ler e ajudar. 1) Faça visitas a vovôs e vovós (no Rio - Bem Viver Centro de Atividades para Idosos - 2234-4174, Casa de Ramana - 2238-0087, Amparo Teresa Cristina - 2262-1110) 2) Ajude ONGs que ajudam crianças que vivem nas ruas (São Martinho - 2156-6514, Rede Rio Crianças - 2240-0281) 3) Entre na luta ambiental (Greenpeace - www.greenpeace.org.br, SOS Mata Atlantica (www.sosmataatlantica.org.br) 4) Vá brincar com crianças carentes (Solar Menino de Luz - 2522-9265, Creche Sempre Vida - 2521-0065) 5) Adote um animal (eu já adotei!!) - Suipa (www.suipa.com.br, SOS Vida Animal (www.sosvidaanimal.com.br, Pet Legal (3183-8192) 6) Doe alimentos e roupas - Cruz Vermelha (www.cruzvermelharj.org), Mais Brasil (www.maisbrasil.org.br) 7) Doe brinquedos e livros (ONG Ler é Dez (leredleiafavela.blogspot.com e Exército da Salvação - 3879-5594) 8) Ensine a lutar (Instituto Reação do Flavio Canto - www.institutoreaca

Voluntariado

Prezados amigos, Segue o portal do voluntário. Lá é possível encontrar projetos para se engajar e ajudar um pouco mais as pessoas que precisam. Abraços http://portaldovoluntario.org.br/