[RISCO REPUTACIONAL]
Como identificar situações que possam levar empresas à perdas
São inúmeros os casos na mídia que demonstram impactos na vida de consumidores e usuários de serviços diversos. Aquele banco que cobrou uma tarifa indevida, a loja que não entregou um produto ou aquela grande empresa que gerou um impacto ambiental gigantesco.
Em maior ou menor grau, as empresas enfrentam no seu dia a dia riscos reputacionais que podem se originar de situações diversas. Tais riscos trazem impactos também de tamanho diverso à empresa, porém, geram desconforto e descredito dos clientes ou perdas financeiras de grande vulto, podendo implicar no encerramento das atividades.
Mas como minimizar esses impactos?
Antes de tudo, é necessário mapear quais produtos e serviços são oferecidos para seu público. Com isso é possível identificar quão crítico eles são, observando situações que possam afetar esse público.
Outro ponto é a relação dos seus processos com os publico em geral, ou seja, a comunidade é afetada pelos seus processos operacionais, ainda que não constem como seus clientes? Se isso acontece, avalie que riscos a comunidade está exposta em função de seus processos. Atue diretamente com as lideranças locais e prefeituras no sentido de prever mecanismos de remediação se algo acontecer de errado. Inclua-os em seus planos de contingência.
Sua empresa de relaciona com terceiros que podem ter processos deficientes? Neste caso, avalie o estabelecimento de diligências operacionais e clausulas contratuais que permitam acionar a empresa prestadora de serviços por situações que estejam fora de seu controle, com possibilidade de encerramento contratual imediato.
Bom, são inúmeras as situações que podem expor uma empresa à riscos reputacionais. Urge identificar as situações que podem levar à materialização do risco e tomar ações de remediação para evitar que ocorram.
Não feche os olhos para a reputação da sua empresa!
Janny Ribeiro Castro
Como identificar situações que possam levar empresas à perdas
São inúmeros os casos na mídia que demonstram impactos na vida de consumidores e usuários de serviços diversos. Aquele banco que cobrou uma tarifa indevida, a loja que não entregou um produto ou aquela grande empresa que gerou um impacto ambiental gigantesco.
Em maior ou menor grau, as empresas enfrentam no seu dia a dia riscos reputacionais que podem se originar de situações diversas. Tais riscos trazem impactos também de tamanho diverso à empresa, porém, geram desconforto e descredito dos clientes ou perdas financeiras de grande vulto, podendo implicar no encerramento das atividades.
Mas como minimizar esses impactos?
Antes de tudo, é necessário mapear quais produtos e serviços são oferecidos para seu público. Com isso é possível identificar quão crítico eles são, observando situações que possam afetar esse público.
Outro ponto é a relação dos seus processos com os publico em geral, ou seja, a comunidade é afetada pelos seus processos operacionais, ainda que não constem como seus clientes? Se isso acontece, avalie que riscos a comunidade está exposta em função de seus processos. Atue diretamente com as lideranças locais e prefeituras no sentido de prever mecanismos de remediação se algo acontecer de errado. Inclua-os em seus planos de contingência.
Sua empresa de relaciona com terceiros que podem ter processos deficientes? Neste caso, avalie o estabelecimento de diligências operacionais e clausulas contratuais que permitam acionar a empresa prestadora de serviços por situações que estejam fora de seu controle, com possibilidade de encerramento contratual imediato.
Bom, são inúmeras as situações que podem expor uma empresa à riscos reputacionais. Urge identificar as situações que podem levar à materialização do risco e tomar ações de remediação para evitar que ocorram.
Não feche os olhos para a reputação da sua empresa!
Janny Ribeiro Castro
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